O cidadão precisa exigir seus direitos
Na manhã de ontem (9), o advogado e presidente da OAB, Marcellus Dadam, falou em entrevista à Rádio Cidade sobre o conceito e a prática da cidadania, um direito de todo cidadão. Segundo ele, cidadania "é a condição de exercer a plenitude de seus direitos políticos".
Segundo Dadam, ser cidadão "é simplesmente residir em uma determinada região, enquanto que cidadania tem uma significância mais ampla, fazendo com que o cidadão tenha direitos e deveres garantidos".
A Lei Maior, Constituição Federal, disponibiliza direitos e obrigações aos cidadãos.
"Por isso o brasileiro precisa reagir e exigir esses direitos. No cotidiano vivemos situações onde somos sufocados, esquecendo do verdadeiro sentido da cidadania", destaca o advogado.
Um exemplo citado por Marcellus são as filas que o cidadão enfrenta quase todos os dias em bancos e instituições públicas que direcionam o atendimento para a internet. A informatização é necessária, mas ele questiona se as pessoas são obrigadas a ter internet e computador em casa. "Que dificuldade um idoso irá enfrentar para poder entender essa coisa tão complexa", questiona Dadam.
"A evolução é rápida, mas a maioria das pessoas não consegue acompanhar. Precisamos concertar o presente" ressalta ele.


